
Pouca gente sabe ou finge que não sabe, mas o Pantera já teve a sua fase GLAM. É isso mesmo, minha gente!! Eu disse GLAM!!! Pra quem é fã do Pantera e tem o hábito de criticar as bandas de Hard Rock por causa do visual andrógino dos anos 80, não tem mais desculpa, durmam com essa, o Pantera um dia já foi Glam.
Formada no ano de 1981, a banda chegou a obter algum sucesso após a segunda metade dos anos 80 com um som mais na linha do glam hard rock e tinha em sua formação original o mesmo line-up com que ficou famosa nos anos 90, com exceção do vocalista Phil Anselmo, que entrou alguns anos depois.
A banda chegou a lançar quatro albuns nessa fase e que são até bem legais, sendo os três primeiros com o vocalista original, Terry Glaze, e o último, já com Anselmo nos vocais. Em 1983 lançaram seu debut, "Metal Magic". No ano seguinte, saiu o trabalho "Projects In The Jungle"e "I Am The Night" veio em seguida, no ano de 1985.

Do album "Metal Magic" até "I Am The Night", a banda adotava o som e o visual "glam metal", mas com a entrada de Phil Anselmo, e o album "Power Metal", o som ganhou ares mais pesados e voltados para o heavy metal tradicional. Inclusive alguns riffs de tendência thrash já podem ser percebidos em músicas como 'Over And Out' e 'Death Trap', enquanto algumas ainda seguem o estilo hard rock e com apelo mais comercial como 'Hard Ride' e 'Proud To Be Loud'. No entanto, pra quem acha que com a entrada de Anselmo o visual mudou, lego engano. Continuavam com o famoso visual glam californiano clássico!!!
Em 1989, ainda com o laquê no cabelo, a banda assinou contrato com a gravadora ATCO, depois que um dos executivos da gravadora ficou impressionado com um show do grupo. O material novo visto pelo executivo, era um repertório com as músicas antigas mais pesadas e as novas que eram mais pesadas ainda. Com a chegada dos anos 90, o glam já dava sinais de sumiço e com isso a banda resolveu abandonar de vez a maquiagem e o visual "poser".
O primeiro álbum de sucesso comercial foi Cowboys From Hell, de 1990. Com ele o Pantera deu um "reboot" na sua carreira, simplesmente ignorando os 4 primeiros albuns e todo o seu repertório hard rock. Neste ponto, a música do Pantera ainda era fortemente influenciada por heavy metal clássico, com vocais ao estilo de Rob Halford do Judas Priest e já tinha se afastado completamente do Hard Rock, com riffs e solos mais complexos do guitarrista Dimebag Darrell. O visual já estava completamente mudado e o resto é história... Confiram a seguir os videos da fase renegada pela banda.

Nenhum comentário:
Postar um comentário